Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Rosinha Garotinho participa da inauguração das lojas Americana em Campos






"Nossa eterna prefeita Rosinha Garotinho causou euforia entre funcionários e público presente à inauguração do primeiro espaço do grupo Lojas Americanas em Campos. Convidada pelo diretor de extensão da marca, Adilson Balboni, Rosinha fez o corte da fita, permitindo a entrada do público para conferir a super loja de 1.100m2, que reúne 30 funcionários e mais de 40 mil itens entre eletrodomésticos, eletrônicos, utilidades para o lar, roupas, cosméticos, brinquedos, CDs e DVDs.


- Não poderia recusar este convite. Foi um compromisso que assumi com Adilson Balboni desde 2008. Eu não era prefeita de Campos, na ocasião, nem pensava em ser. Mas sempre quis ver Campos progredindo e sabia que este era um desejo antigo da população", explicou Rosinha, que passou, na época, um dia ao lado de Balboni procurando espaços para a implantação do empreendimento.

- Há seis anos estávamos estudando o mercado de Campos. Não nos instalamos antes porque nunca encontrávamos um lugar que fosse geograficamente satisfatório e nos oferecesse um valor dentro do que nos permitisse trabalhar oferecendo o que pretendemos: produtos de qualidade com bom preço - explicou.

Balboni informou que a Lojas Americanas pôde finalmente fechar o contrato e dar os primeiros passos para se estabelecer em Campos graças a Rosinha Garotinho. "Ela passou seis horas andando com a gente, indo a imobiliárias e visitando o que havia disponível. É uma mulher de garra, determinação e também de muito carisma", elogiou o executivo."

(postagem cedida gentilmente por Débora Batista e fotos de Paulo Sérgio Pinheiro, aos quais agradeço)


Um hotel no espaço para os turistas

Há alguns anos, anunciaram a venda de túmulos na lua. Custaria "os olhos da cara", mas seria umj "charme" para os milionários enterrarem seus mortos na lua.

Agora (deu no JB), os russos construirão um hotel no espaço para turistas. Os deuses sempre protegendo os ricos e estes gozando cada vez mais e melhor o que o mundo oferece. Vamos a matéria:

"Rússia prevê construção de hotel no espaço para turistas espaciais


Um confortável hotel no espaço, concebido especialmente para turistas espaciais, estará orbitando a Terra no começo de 2016, anunciou esta quarta-feira o diretor da empresa russa Orbital Technologies, inovadora deste ambicioso projeto.
"O primeiro módulo do hotel espacial pode ficar pronto em 2012-2013 e será posto em órbita entre o final de 2015 e o começo de 2016", disse Seguei Kostenko à agência de notícias oficial russa RIA-Novosti.
O hotel terá uma superfície de 20 metros quadrados e terá quatro cabines nas quais poderão se hospedar até sete pessoas ao mesmo tempo, acrescentou.
As naves russas Soyuz levarão os turistas para este hotel, que receberá o nome de Estação Espacial Comercial, e a alimentação deverá ser transportada por naves de carga Progress, disse Kostenko.
"O interior do módulo não se parecerá com o da Estação Espacial Internacional (ISS): o hotel tem que ser confortável e será possível observar a Terra por grandes escotilhas", disse Kostenko.
Até agora, turistas espaciais como o multimilionário canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, precisam dividir o espaço da ISS com os cosmonautas em missão e partilhar das mesmas condições de vida espaciais.
Embora esteja destinado principalmente a turistas, o hotel também poderá ser usado por funcionários de empresas privadas e que queiram fazer pesquisas no espaço, acrescentou.
O projeto, desenvolvido em cooperação com a sociedade de construção espacial russa Energia, conta com financiamento de "investidores russos e americanos. Trata-se de centenas de milhões de dólares", afirmou

Os despeitados farão parte do lixo da história

Aos leitores deste blog, peço apenas uma reflexão, no que tange às eleições de domingo:

1- Tudo que ocorria no Estado (até mesmo sobre o que era responsabilidade da Prefeitura do Rio), a responsabilidade era do governador, entre 1983 e 1986. Brizola sofreu tanto com a mídia, principalmente a Globo, que certa feita armaram arrastões em Copacabana - tudo filmado e transmitido pela Globo e por televisões do mundo inteiro - e a culpa não recaiu sobre o secretário de segurança, mas sim sobre o governador.

2 - Quando Garotinho era governador, tudo que ocorria , principalmente na área de Segurança, a culpa era do governador (1999 a abril de 2002). Benedita, de abril e dezembro de 2002, não sofreu com isso.

3- Com, Sérgio Cabral, ao contrário, a população "sabe" que os problemas de Segurança estão relacionados ao secretário da pasta: Beltrame, o Mister M. Ou seja, questões de segurança não são com o governador, mas com seu secretário. Também a saúde, que Brizola e Garotinho eram criticados em seus governos, agora é com o secretário Sérgio Cortes.

4- Hoje, a bandidagem cresce no Estado, as mortes dos policiais quase que diariamente, as milícias, que substituíram os bandidos tradicionais e os arrastões, quebra-quebra em trens e queima de ônibus, tudo isso não é atriubuído a Cabral. O governador está blindado.

5 - Cabral mente descaradamente dizendo que fez obras em todo Estado e investiu muito no interior. Apontem uma obra do governador digna de registro e eu darei a mão a palmatória. Acompanho a política desde antes de Marcos Tamoyo, muito antes da fusão com Faria Lima, desde antes de Chagas governador da Guanabara e conheço bem o Estado do Rio. Os melhores governadores que tivemos, independente de questões ideológicas e/ou partidárias, foram Brizola, Garotinho e Rosinha. Chagas, Moreira Franco, Marcelo Alencar e Sérgio Cabral, juntos, não fizeram nada substantivo no Estado. No interior, muito menos.

6- Por isso, afirmo com segurança que quem votar em Cabral está anestesiado (e isso é comum nos dias de hoje, até porque é mais cômodo) ou é doente (masoquista). Fora disso, é o pessoal raivoso e da boquinha.

7 - Imaginem se fosse o Garotinho que tivesse a mulher como defensora de empresas que têm vînculo direto com o Estado? Imaginem se fosse o Garotinho que tivesse uma mansão de R$ 4 milhões e declarasse que ela vale apenas R$ 200 mil?

Mas tudo isso só tem sentido pensar quando o sujeito tem honestidade de propósito.

E para os que me acusam de puxa-saco, dou a minha história de vida como exemplo. Paguei um preço enorme por defender minhas idéias abertamente, nunca me escondi no hoje tão comum anonimato. Sou amigo de Garotinho e Rosinha (amigo mesmo) há 32 anos e nunca tive cargos em seus governos. E sempre estive nas ruas defendendo-os, porque não tenho dúvidas de que, após o Brizola, são os melhores governantes deste Estado e desta cidade. E saibam: não dou a mínima para os despeitados, invejosos e frustrados. Estes, por certo, farão parte do lixo da história.
As perseguições políticas contra Garotinho e Clarissa não páram e Sérgio Cabralk está por trás de todas elas. Esta agora, de denúncias contra os dois usando o programa que Caabral acabou, o "Jovens Pela Paz", é de estarrecer, pois não tem pé nem cabeça (aliás, como tantas outras). Estava disposto a fazer um comentário quando li no blog do Garotinho a nota de esclarecimnento de Clarissa. Reproduzo abaixo a nota porque ela diz tudo e mostra o absurdo da situação que, tenho certeza, a população já sabe e não vai deixar-se enganar por mais essa jogada suja de Cabral contra a família do ex-governador Garotinho.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os debates e os nossos blogueiros

Os debates dos candidatos à Presidência da República são reproduzidos à exaustão pelos nossos blogueiros. Os debates para o Governo do Estado, menos. Agora, neste último debate, os blogueiros deram a mínima. Motivo aparente: teriam que reconhecer que Peregrino é o melhor. Preconceito? Raivinha de Garotinho? Os problemas do Estado não são importantes?

E o que muda, de real importância, se Serra ou Dilma assumirem a Presidência da República? Mas, com certeza, o último debate presidencial receberá um tratamento diferenciado dos blogueiros e da mídia em geral. Saberemos amanhã.

Peregrino é o melhor, sem nenhuma dúvida

Recebi, agora há pouco, vários telefonemas de pessoas que assistiram o debate dos candidatos ao governo do estado na TV Globo e fizeram questão de registrar a excelente performance de Peregrino. Alguns não haviam assistido os debates anteriores e ficaram admirados com a firmeza e a clareza dele nas suas colocações.

Registre-se que não foram apenas pessoas intelectualizadas que me telefonaram. Pessoas simples, que sequer haviam escolhido um candidato e que, agora, estão dispostos a votar em Peregrino. E como sabem que sou ligado ao grupo de Garotinho, e que, portanto, "devo" estar com Peregrino, ligaram para dizer que votarão nele para governador.

O que posso dizer, além de parabenizá-las pela escolha? Foi o que fiz, com a certeza de que Peregrino é o melhor candidato.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fora os oportunistas, quem vota em Cabral é masoquista ou está anestesiado

Acreditando que não há concorrente eleitoralmente a altura de suas possibilidades de conquistar votos, Sérgio Cabral surfa na onda do "já ganhou". Gabeira, que fez bonito, eleitoralmente falando, na campanha para a Prefeitura do Rio, não repete a performance como candidato a governador. E Peregrino, embora seja disparado o melhor candidato, não é conheciodo da grande maioria pda população e sofre com uma mídia perversa.

Nos debates, Peregrino mostra o quanto está preparado para governar o Estado e enfrenta Cabral que, por sua vez, segue a estratégia de nada responder diretamente. Neste debate que ocorre agora, na TV Globo, não está sendo diferente. É um bom farsante, o Cabral. Tem a cara de pau de dizer que o fato de sua mulher representar grandes empresas, como advogada delas, que têm altos contratos com o governo, nada tem demais.

Se o nosso povo votar em Cabral, que até agora nada fez pelo Estado do Rio que mereça registro positivo (negativo, tem vários ítens, como o fim dos programas sociais, a aliança com bandidos, o favorecimento a empresas etc..), é porque está anestesiado ou é masoquista. Não estou me referindo aos oportunistas e aqueles que votam nele porque têm raivinha de Garotinho. Nem aos corruptos que estão se locupletando em seu governo. refiro-me à população em geral.

Em 1986 foi assim: Brizola tinha feito um governo excelente e lançou Darcy Ribeiro como sucessor. A direita, com apoio da Globo, juntou 14 partidos numa aliança com Moreira Franco, que recebeu o apoio de Sarney e seu congelamento de preços. Moreira ganhou a eleição, mesmo Brizola tendo avisado o tempo inteiro que o povo se arrependeria do que estaria fazendo, se elegesse o farsante. Não deu outra: Moreira ganhou (aliás, o PMDB ganhou no país todo) e deu no que deu.

Agora, Garotinho tem avisado do perigo que é votar em Cabral. Essa aliança com o governo federal nada trouxe nem trará de benefício para o Rio. Podem anotar. Peguem os dados nos institutos sérios e verão que São Paulo leva tudo. Ainda há tempo de mudar o quadro. Mas depende de gente que pensa e ame o Estado do Rio. Veremos no domingo...

Projeto Aumenta que isso ai é Rock and Roll nesta quinta-feira no Palácio da Cultura

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dá início nesta quinta-feira (30), a partir das 19h30, na Semi-Arena do Palácio da Cultura, à primeira etapa do Projeto “Aumenta que isso aí é rock and roll”, que contará com apresentação lítero-musical dos primórdios do rock and roll e sua matriz negra. 

Na oportunidade, o produtor de rádio Paulo André Barbosa fará uma abertura teórica, onde contará a história do nascimento do rock e da primeira etapa do rock dos anos 1960 e 1970, através de textos e imagens históricas. Em seguida haverá a apresentação da Reubes Pess Band, que executará todo o repertório da época, exaltando o caráter da negritude do berço do rock e seu caráter de rebeldia que até os dias de hoje contagia a juventude. 

O cantor Reubes Pess conta como vai ser o show: “A história vai ser contada e cantada. Serão duas horas de show. Será um tributo ao rock das décadas de 60 e 70. Vai do blues ao Metal. Eu fiz um repertório resumido. Vou pelos estilos: blues, folk, rock and roll, hard-rock e heavy-metal.", disse Reubes.

O organizador do “Aumenta que isso aí é Rock and Roll, o rockeiro Dedé Muylaert, explica o sentido do Projeto: “Há um grande preconceito com relação ao rock, como se fosse música estrangeira. Quando o rock invadiu o Brasil, achavam que ele ia acabar com a MPB. O que nós queremos mostrar é que o berço do rock e do samba são os mesmos, estão na África. O Rock mudou o mundo porque ele passou aos jovens as grandes propostas libertárias do mundo”, falou Dedé.

Projeto cultural e educativo da FCJOL repercute nas escolas

O Programa Conversa Literal Papo Reto, desenvolvido pelo Departamento de Literatura da Fundação Oswaldo Lima em parceria com os animadores culturais da Secretaria Municipal de Educação, já está colhendo os frutos da aliança entre cultura e educação.

Os alunos da Escola Municipal São Sebastião, do bairro Calabouço, que foram eliminados das disputas, gostaram tanto do Programa que montaram uma gincana própria na escola. O mesmo fato aconteceu no Pequeno Jornaleiro, que participou no ano passado, e este ano resolveu realizar uma gincana interna.

O Programa Conversa Literal Papo Reto entra na fase semi-final nesta quinta-feira e sexta-feira, quando disputarão, respectivamente, A E. M. Sebastiana Machado (IPS) contra a E. M. Santa Terezinha (Baixa Grande); e E. M. Olga Linhares (Travessão) contra Fundação Municipal da Infância e Juventude, às 14h, no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.

Conversa Literal Papo Reto - Projeto permanente do Dep. de Literatura da FCJOL, que tem como objetivo estimular através de uma gincana cultural, o conhecimento diversificado e apurado das possibilidades das leituras. Com a participação dos adolescentes, em um jogo de perguntas e respostas, nas disputas os alunos apresentam e assistem espetáculos construídos com base em textos literários e seus autores.

Fundações Zumbi e Oswaldo Lima e Secretaria de Cultura assinam termo de cooperação nesta quarta

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares e a Secretaria Municipal de Cultura vão assinar o termo de cooperação técnica para o lançamento do “Projeto Olhares – Redescobrindo nossa história’, nesta quarta-feira (29), às 15 h, no Arquivo Público Municipal. O Projeto pretende produzir uma coletânea de obras que tratem sobre o cotidiano da nossa região, recuperando e preservando nossa memória e nossa história.

Na oportunidade, serão debatidas as atividades a serem desenvolvidas pelas instituições para a elaboração da primeira publicação, com previsão de lançamento para maio de 2011, que tratará, inicialmente, sobre a inserção do escravo na sociedade campista – “Olhares da Sociedade Campista sobre a Escravidão”, à luz de fontes inéditas. A reunião será aberta à comunidade.

-Essa pesquisa vai resultar em uma série de publicações, entre livros e artigos científicos. Os pesquisadores terão acesso ao acervo documental do Arquivo Público, entre testamentos, inventários, livros de registros da cadeia, livros de posturas, registros gerais da Câmara e jornais de época, informa o diretor do Arquivo, Carlos Freitas.

Clube de Leitura da FCJOL nesta quarta no Palácio da Cultura

O Projeto Clube de Leitura, do Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, terá prosseguimento nesta quarta-feira (29), às 9h, na Biblioteca Infantil Lúcia Miners, no Palácio da Cultura, com a participação de 10 alunos dos 3º e 4º anos da Escola Municipal Tarcísio Miranda, com idade entre 8 e 10 anos.

Na oportunidade, as crianças vão terminar a fase da construção dos personagens principais do livro “O Pequeno Príncipe” e vão começar a estudar o texto que está sendo adaptado para o a encenação da peça “O Pequeno Príncipe”, durante a 6ª Bienal do Livro de Campos, que acontecerá de 05 a 14 de novembro na Praça do Santíssimo Salvador.

Clube de Leitura- Projeto permanente do Departamento de Literatura coordenado pela contadora de histórias Márcia Terra, que tem como objetivo criar um Clube de leitura, ambiente de troca, de interatividade e intertextualidade através de brincadeiras e atividades. Os participantes constroem um álbum de referências literárias e recebem, ao final do projeto, uma carteirinha do clube.

Curso Livre de Teatro em processo de virar escola

O Curso Livre de Teatro é um projeto permanente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o único desse tipo em toda a história do município que, mesclando professores do Rio de Janeiro com os de Campos, tem proporcionando aos alunos possibilidades no campo das artes e, principalmente, a oportunidade do conhecimento e do saber cultural, para o exercício da prática teatral.

Segundo o presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, o curso está em processo de virar escola: “Este é um sonho acalentado durante tantos anos e que está sendo colocado em prática”, falou Avelino.

O Curso Livre de Teatro, oferecido gratuitamente pela fundação, está em seu quarto módulo. Os 85 alunos, ao todo, do 4º módulo têm aulas de interpretação e análise do texto, voz e corpo, sempre às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 18h às 22h. No final de cada módulo do curso, os alunos encenam uma peça.

Jovens talentos já foram revelados nas encenações de “Tribobó City”, de Maria Clara Machado; “Romeu e Julieta?”, inspirado na obra de Shakespeare; “Uma história de Natal”, adaptado de Charles Dickens e “A Vida Como ela é”, de Nelson Rodrigues.

Café com Broa e Poesia nesta quinta na Casa de Cultura de Conselheiro Josino

O Departamento de Casas de Cultura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima realizará nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, a segunda edição do Projeto Café com Broa e Poesia, na Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, em Conselheiro Josino. O evento acontecerá a partir das 19h30 e terá várias atrações. Será homenageado o sambista Noel Rosa, pelo centenário de seu nascimento.

O Grupo Musicatto apresentará peças instrumentais clássicas e canções de Noel Rosa. O Café com Broa e Poesia terá a participação de Luciano Só Bamba, que executará três músicas de Noel Rosa. Os alunos do Curso de Teatro da Casa de Cultura Poeta Antônio Silva também participarão recitando poemas.

Café Com Broa e Poesia – No formato dos antigos cafés literários, o projeto acontece em forma de saraus literários, onde seus participantes têm a oportunidade de declamar e ouvir boa música, sonetos, poesias e crônicas. Sempre regados a um caseiro café com broa, biscoitos e, outras delícias da culinária local. Com encontros mensais a tendência será de acolher cada vez mais um número maior de participantes.

domingo, 26 de setembro de 2010

Para o professor, um dos maiores intérpretes da MPB: Rick Vallen

Não fosse o preconceito e o desrespeito aos artistas que não surgiram na Globo, a vênus platinada estaria tecendo loas a um dos maiores intérpretes da MPB dos últimos tempos: Rick Vallen. Surgiu no Raul Gil e não está merecendo, por conta disso, a análise dos que têm bom senso. Mas não é só o Rick que sofre com o preconceito. Raul Seixas, Belchior, Ednardo, Fafá de Belém em seu belo início, Elomar são apenas alguns nomes (ia me esquecendo de Tom Zé) que sofreram com a mídia.

Mas Rick Vallen segue sua carreira e encanta as platéias que apreciam a boa música e a excelência da interpretação. No show do Canecão, mais uma vez, para uma platéia lotada, Rick Vallen mostrou porque é excelente. E ele estará em Campos, para brindar o nosso professorado que tem bom gosto. Escolha da secretária de Educação, Joilza Rangel e parte de sua equipe. A sua sensibilidade ajudou na escolha de Rick para comemorar o Dia do Professor. Estarei lá na primeira fila.







O médico Ricardo Ribeiro, de Belém do Pará (na mesa de bape-papo comigo, Everaldo, Maria Thomaz e Viviane Terra) encantou-se com o show do cantor, que ele desconhecia, Foi por curiosidade.







Isabelita dos Patins (nas fotos abaixo com Maria e Viviane), emocionou-se com a interpretação de Rick Vallen, principalmente em Disparada e Tango para Teresa).

O povo quer Rosinha de volta


Estivemos neste fim de semana na Penha e bairros vizinhos e no Jockey II, Oriente, Matinha e Jockey Club, levando um recado da Rosinha, reforçando a campanha de seus candidatos, que são os nossos e encontramos ótima receptividade, como sempre ocorre nos bairros e distritos onde caminhamos. Mais de uma centena de quilômetros até agora, uma certeza: a população de Campos, em sua grande maioria, quer o retorno da Rosinha para continuar a grande obra que iniciou. Abaixo, alguns poucos flagrantes da nossa caminhada:





 

















 

Dona Salvadora Bárbara, 89 anos, embora andando com dificuldade, fez questão de sair à rua para cumprimentar os amigos da Rosinha e, com um panfleto de Peregrino e Garotinho à mão disse que sempre votou em Garotinho e pediu que enviasse um recado à Rosinha: "diga a ela, que me conhece bem, que estamos esperando seu retorno à Prefeitura de Campos. Ainda quero comemorar sua volta, assim como comemorei sua vitória em 2008". Ao lado de Dona Salvadora, sua filha Jocília. As duas moram na Penha. Está dado o recado, dona Salvadora.


Na defesa de Tiririca e contra as elites retrógradas

Durante anos (décadas) tentaram fazer de Lula motivo de chacota, para que se tornasse, no máximo, um sujeito "folclórico" e, portanto, sem crédito junto às elites intelectuais. Quem se lembra da história do Garotinho, aqui em Campos, sabe que fizeram o mesmo com ele. Piadas e mais piadas sobre o jovem que, sem apadrinhamentos, tentava um mandato (de vereador, à época) para defender o nosso povo mais sofrido. Depois, quando candidato a prefeito, sofreu, como Lula, o preconceito das elites e da mídia que fizeram de tudo para ridicularizá-lo. Um dos motivos: não tinha curso superior nem dinheiro.

Assim como fizeram com Lula, então candidato à Presidência, o Garotinho sofreu como candidato a prefeito porque não tinha estudo nem experiência administrativa. Depois, fizeram o mesmo com Rosinha. Como uma pobre, com apenas o curso secundário, sem penetração nas classes abastadas e suas festinhas, vendedora de avon, poderia ser a "primeira dama" de uma sociedade com "tradições aristocráticas"? Eu mesmo sofri, durante anos, por ser um "louco", radical, sem espaço numa sociedade democrática".

A história mostrou que o povo começava a ter lugar ao sol com Garotinho. O melhor prefeito de Campos as últimas décadas. Um radialista que conquistou o Rio de Janeiro, façanha impossível, até então, para alguém do interior e com um currículo à margem das nossas elites intelectuais e empresariais. Mesmo aqueles que defendiam Lula, também alvo de preconceito, acusavam Garotinho por puro preconceito. Mas Garotinho foi um excelente governador e elegeu sua esposa no primeiro turno na sua sucessão e Rosinha não só foi excelente governadora como saiu com uma popularidade nunca vista antes no Estado.

Lula tornou-se presidente quando as elites queriam Suplicy como candidato do PT. Tornou-se um presidente capaz e tão popular que assusta as elites. Como compôs com parcela da mídia nacional e negociou com a direita, Lula foi eceito temporariamente. Garotinho não negociou princípios e fazem de tudo para acabar com sua carreira política. Só que Lula hoje tem a defesa de intelectuais (como Leonardo Boff) e muitos outros aqui mesmo em Campos. Mas Garotinho e Rosinha continuam sofrendo com o preconceito.

Agora, até o Judiciário está tentando eliminar o palhaço Tiririca do páreo, pois as pesquisas revelam que ele poderá ter mais de um milhão de votos. Tudo por que? Porque o humorista seria analfabeto. Ou seja, por representar quase a metade do povo brasileiro que não consegue ter vez e voto num Congresso elitista. Darcy Rineiro dizia, com propriedade, que o motivo do nosso atraso tem um motivo: as elites maldosas, retrógradas. E em pleno século XXI vemos claramente o preconceito prevalecer, com violência, agora também envolvendo diretamente o judiciário, que tenta cassar o registro de um legítimo representante dos deserdados, que é Tiririca.

O Leonardo deveria aproveitar, assim como outros intelectuais, e fazer a defesa dos nossos deserdados incluindo não só Lula, mas Garotinho, que sofre uma perseguição das elites jamais vista no Estado e Tiririca que é, como Lula, um sobrevivente, um tapa na cara das nossas elites retrógradas.      

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

No mundo manda quem tem dinheiro e poder

Resultado parcial (?) da votação dos nossos ministros superiores do judiciário gera comentários e polêmica. Mas tem alguma novidade?

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A justiça vai prevalecer e Rosinha retornará

Os nossos blogueiros e alguns jornalistas insistem, fazendo coro com aqueles que desejam prosseguir com a farsa do TRE, em nova eleição em Campos. E eu continuo na firme convicção de que a justiça há de prevalecer sobre os interesses daqueles que querem fazer da política um negócio e que, portanto, acredito no retorno da prefeita Rosinha.

Esse mesmo pessoal, salvo raras exceções, quer contrapor Nahim a Garotinho e/ou Nahim a Rosinha. A razão todos nós sabemos. Mas eles estão vacinados contra a peçonha dessa gente. Vai prevalecer o bom senso e o grupo liderado por Garotinho, do qual Nahim sempre fez parte, não se deixrá levar por intrigas. Nahim prossegue o governo Rosinha, aguardando o julgamento final do processo que afastou a prefeita.

Essa atitude do prefeito em exercício, correta por sinal, é que deveria nortear a opinião pública. Após o julgamento final do processo, o rumo a ser tomado será decidido pelo grupo liderado por Garotinho que e´inclusive, o presidente do PR no Estado. Não há nenhuma anormalidade que justifique a pressa dessa gente. E Rosinha retornará ao cargo, dando prosseguimento à sua plataforma de governo. É o desejo da maioria esmagadora da população e, repito, havendo justiça, ela volta.

O resto é especulação de quem torce contra aqueles que deveriam ser motivo de orgulho dos ciddãos campistas, não apenas por terem sido governadores e nunca abandonarem suas raízes, mas também por terem beneficiado como ninguém Campos e o interior do Estado do Rio. Nenhum governador fez tanto  quanto Garotinho e Rosinha pelo Estado do Rio, após a era Brizola. Moreira, Marcelo e Cabral, juntos, não fizeram um quarto do que fez Garotinho ou Rosinha.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Crivella e a liderança de Garotinho

Com a pressão de Cabral para juntar Lindberg e Picciani num mesmo barco, soprado pelo forte fôlego de Lula, Crivella, até agora absoluto para o Senado, sabe que precisa ter cuidado com as manobras do governador. Inclusive com Picciani incitando os católicos a unirem-se em torno da proposta indecente do voto num candidato indecente, buscando um confronto com os evangélicos.

Não acredito que os católicos, só porque são católicos, vão entrar nessa. Mas o Crivella, precavido, tende a embarcar na popularidade de Garotinho e conseguir votos da sua base. Entende ser a estratégia a mais acertada para manter-se no topo e não arriscar uma eleição, até agora, garantida.

Aliás, não é só Crivella que deseja fazer uso da liderança de Garotinho. Muitos candidatos estão vinculando, em seus "santinhos", seus nomes aos do ex-governador. Neste momento, o que importa é o voto. Tudo o mais, discute-se depois. É a democracia no tabuleiro de xadrez. Ou a esperteza dos jogadores que sempre usam a "carta da manga".

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Vivo não me atende bem

Eu tinha problemas com a Internet. Amigos aconselharam-me a adquirir um aparelho da Vivo que meus problemas estariam resolvidos. Aluguei a linha Vivo e o conector. No início, até que foi razoável. Há mais de uma semana, porém, fico horas (são horas mesmo) para postar um comentário. Se triver fotos, então, são três quatro horas. Em muitos momentos, a conexão cai. É um sofrimento aflitivo e irritante.

Se desfizer o negócio, tenho que pagar à Vivo uma espécie de multa por rescisão contratual antes do tempo. Moro no Residencial do Jockey II, nome pomposo para um bairro que foi loteado sem autorização há cerca de 15 anos. EStou morando aqui há 14, quando não havia residências, nem calçamento, nem linha de ônibus, nem água nem esgoto. Um dia, terminarei a obra da casa, que comecei a construir há 14 anos. Mas o bairro fica numa área central, próximo à UENF... e tenho problemas com a Internet?

Talvez esteja escrevendo bobagens,´porque não domino esse mundo virtual. Sou "das antigas". Mas acreditei nos meus amigos que entendem do assunto e me disseram que com a Vivo meus problemas para "navegar" acabariam. Não foi uma verdade. Não é uma verdade. A Vivo, para mim, está meio morta.

Mutirão pró-Peregrino e Garotinho em Goitacazes







Estivemos em Goitacazes, Parque Saraiva e adjacências conversando com os moradores sobre a importância dessas eleições para Campos e, claro, para a região. Reforçamos a campanha de Peregrino, Garotinho e os candidatos apoiados por Rosinha. Com  um grupo de amigos de Goitacazes, incluindo Geraldo Anjinho, sem dúvida a pessoa mais conhecida e querida na localidade, amigo de Garotinho desde 1980 e que caminhou conosco por toda a manhã, a despeito de seus 70 anos de idade, percorremos as ruas levando nossa mensagem.

Constatamos que há um reconhecimento por tudo que Garotinho fez por Campos e por Goitacazes. Muitos moradores mostraram obras que Garotinho fez como prefeito (1989/1992) e que não receberam conservação. Agora, esperam a volta de Rosinha para fazer as melhorias necessárias. Até porque Goitacazes cresceu muito nesse período e quase nada recebeu do poder público.

Mas os moradores sabem de Donana, que se tornará um Bairro Legal, com tudo que tem direito; do Hospital que será construído para ser referência; da duplicação da pista principal com sinalização adequada (a pista é do Estado, mas Rosinha já conseguiu autorização do DER para fazer a obra); e, por isso tudo, além do carinho que têm pela prefeita e por Garotinho, estão com seus candidatos.

Foi uma manhã alegre, da qual participou o vereador Edson Batista, que ouviu e anotou alguns pedidos da comunidade, para os quais, segundo apurou, os governos anteriores não deram importância e o governo Rosinha já providenciou os projetos e, em breve, serão atendidos.  

Pressionar por nova eleição agora é um desrespeito à população

Quem torce e propala uma nova eleição em Campos, mesmo antes do julgamento final do processo contra Rosinha, não respeita o desejo da população que a elegeu e aguarda, ansiosa, o seu retorno. Se tivéssemos uma situação complicada na Prefeitura, talvez fizesse sentido a pressão para que se julgasse rapidamente a ação contra Rosinha e, até mesmo, no caso da oposição, os esforços para uma nova eleição.

Todavia, mesmo a oposição reconhece que Nelson Nahim está governando sem percalços, com muita habilidade e buscando dar continuidade ao que Rosinha vinha fazendo, além de envidar esforços para melhorar em alguns aspectos o atendimento às reivindicações da sociedade. Então, não há sentido nessa pressão para que haja nova eleição sem antes ocorrer o julgamento do mérito pelo TSE e, até mesmo, um recurso ao Supremo, pois o afastamento de Rosinha, evidentemente, é político.

Creio que, ao passar a contenda eleitoral, os julgadores hão de pautar seus votos pela justiça e, nesse caso, não há dúvida que Rosinha retornará ao cargo para terminar o mandato outorgado pelo povo em primeiro e segundo turnos, numa eleição, de sua parte, limpa e uma administração sem nenhum problema de improbidade, o que não ocorria desde 1998/1999.

domingo, 19 de setembro de 2010

Rosinha lidera a maior carreata realizada em Campos











A prefeita Rosinha Garotinho chegou do Rio de Janeiro e se dirigiu à concentração da imensa fila de carros que se concentravam, em frente à Pesagro, para a carreata que percorreria diversos bairros de Guarus, margem direita da BR-101. Ao chegar, foi recepcionada festivamente. Espargindo alegria e bom humor, Rosinha recebeu o carinho dos amigos e correligionários. Cumprimentou a todos, deixou-se fotografar com os admiradores e, sempre acompanhada de seu filho Wladmir, presidente local do PR, subiu na camionete aberta, juntamente com o deputado Geraldo Pudim, que estava a aguardá-la, dando início à carreata.

Por onde passava, famílias inteiras a aguardavam, recebendo-a com carinho, palavras de incentivo e cartazes e bandeiras dos candidatos apoiados por ela. Em cada esquina, nos diversos bairros, o clima era de festa. Com diversos trios elétricos e muitos carros de som, dezenas de motos que iam e voltavam, orientando para que seguissem o percurso traçado, além dos carros em motos da Guarda Civil Municipal, que deu cobertura à carreata para evitar transtornos no trânsito, o povo ia para as ruas, aguardar a passagem da Rosinha que, sempre com um sorriso, respondia aos acenos e,  muitas vezes, parava para cumprimentar as pessoas.

Nas panfletagens de rua, nas inúmeras reuniões, nos comícios dos candidatos apoiados por Rosinha e, nesta carreata, constata-se que hoje, não há nenhuma personalidade mais popular e mais querida pela população que ela. Percebe-se, inclusive, que ela está, para a comunidade, acima dos partidos. A injustiça que sofreu do TRE, afastando-a por causa de uma entrevista concedida em junho de 2008, portanto, antes mesmo dela ser candidata - por perseguição política contra Garotinho, não há a menor dúvida - uniu a população a seu favor. Há uma torcida nos quatro cantos do município para que ela retorne logo ao cargo que é seu, conquistado numa eleição limpa, da qual ela venceu o primeiro e o segundo turno com folga. 

A imensa carreata de ontem mostrou que o povo de Campos, em sua imensa maioria, quer Rosinha de volta. Foram vistos por lá os vereadores Magal, Altamir Bárbara e Edson Batista. Os secretários municipais  Fábio Ribeiro, Marco Soares, Suledil Bernardino, Magno Prisco, Zacarias Albuquerque, Francisco Melo, Coronel Pascoutto, Paulo Hirano, Frederico Paes, Joilza Rangel e Henrique Oliveira. Num determinado ponto do percurso, estava a aguardar a passagem da Rosinha, o candidato a deputado estadual Roberto Henriques e a federal, Paulo Feijó (anunciado pelo locutor oficial da carreata). A maioria dos carros e mini-trios portavam adesivos e bandeiras de Pudim e Roberto; e todos com Peregrino e Garotinho.